Skip to content

SCD (Specific Carbohydrates Diet)

14/10/2009
tags: ,

A SCD (Specific Carbohydrates Diet) é uma dieta que combate os sintomas da Colite Ulcerosa e da Doença de Crohn.
Como saberá, estas duas doenças são parecidas e ambas crónicas (incuráveis).
A dieta não visa combater as causas (desconhecidas) destas doenças. Em vez disso, a experiencia demonstrou que se deixarmos de ingerir uma grande parte de hidratos de carbono, que são básicamente açucares de estrutura molecular complexa, os sintomas vão desaparecendo até se conseguir a remissão da doença.
O truque da dieta é permitir apenas o consumo de alimentos que sejam facil e rapidamente absorvidos numa fase muito inicial do proceso digestivo, entrando imediatamente no fluxo sanguínueo e não permitindo que cheguem a parte final do aparelho digestivo (colon) ainda como nutrientes (açucares), conseguindo-se desta forma ir “matando à fome” os exércitos de bactérias de imensas estirpes que proliferam muito activos na flora intestinal dos doentes destas 2 patologias.

Ou seja, a dieta consegue apaziguar a “guerra” nas zonas ulceradas pela doença, eliminando pela fome muitos dos agressivos soldados inimigos, conseguindo a diminuição dos sintomas (diarreia, perda de sangue, muco, urgências, cólicas etc.). (…)

Este texto foi-me enviado por um membro do fórum, o qual agradeço mais uma vez. Já há algum tempo andava tentado a experimentar, e desde dia 01 de Setembro tenho seguido a dieta fielmente. Passados alguns dias senti uma melhoria, os barulhinhos quase constantes da barriga estavam a desaparecer. Passado mais de um mês, as fezes que eram pastosas e com muitos vestígios de muco são mais firmes e bem formadas, de vez em quando ainda noto algum mas pouco muco. Aquelas dorzinhas e pontadas que sentia desapareceram.

Antes desta dieta inconscientemente já seguia algumas das indicações recomendadas, mas ainda consumia pão, batatas e cereais, e iogurte Activia, bastou-me retirar isso da dieta para haver melhorias.

Tenho começado a comer alface crua e queijo, coisa que pensei que nunca iria comer novamente. Faço bolos com farinha de amêndoa que são deliciosos (nunca pensei que tal coisa resulta-se) e faço os meus próprios iogurtes, apenas é preciso comprar uma iogurteira como esta na Worten que custa apenas 24,90 €. Para mais informações visitem o fórum O Crohnista onde têm uma dieta introdutória, uma tabela de alimentos permitidos e outras informações.

Anúncios
9 comentários leave one →
  1. Tiago permalink
    05/06/2010 14:15

    Boas,
    Gostaria de saber mais sobre esse tipo de dieta rica em carbohidratos simples. Há qto tempo tem seguido? E em relação aos outros nutrientes? Proteinas, lipidos?

    • 06/06/2010 14:32

      Boas,
      Tenho seguido esta dieta deste Setembro do ano passado. E foi a melhor coisa que já fiz, o problema é que a temos que seguir mesmo a 100%, 99% não irá resultar. É preciso muita força de vontade. Em relação aos nutrientes julgo que nesse aspecto a dieta está bem complementada. Embora se emagreça nos primeiros meses depois começamos novamente a “engordar”. Pode consultar mais aspectos da dieta neste site: http://www.pecanbread.com/

  2. Nuno permalink
    02/12/2011 17:02

    Olá será podem postar a dieta?
    Agradeço a ajuda!

    • 02/12/2011 17:16

      Basicamente a dieta consiste em cortar a 100%:
      amidos (cereais, farinhas, arroz e batatas);
      açúcar;
      carnes processadas (fiambres, salsichas, etc);
      nada, mas mesmo nada, de produtos industrializados (compotas, adoçantes, bolachas etc…) à excepção do iogurte natural da danone ou outra marca. Nada de activias que isso não ajuda em nada.

      Comer apenas coisas naturais, começar com uma sopa de abóbora e cenoura e pouco a pouco ir adicionando ingredientes “legais” à alimentação, e fazer os iogurtes naturais com as 24h de “cura”.

      E é preciso MUITA força de vontade para aguentar a dieta, se não, não resulta. Sigo esta dieta há já algum tempo e apenas vou ao médico de seis em seis meses para ver se tá tudo ok, e está. Nunca fui operado e não tenho sintomas do Crohn, faço uma vida normal, à excepção da dieta..

      Vou dedicar mais algum tempo ao blog para ir actualizando coisas sobre a dieta, basta ir passando para ver se há novidades.

      • Nuno permalink
        03/12/2011 20:59

        Mas isso implica praticamente deixar de comer.
        Pode dar-me um exemplo das refeições que faz durante um dia?
        Eu tomo actimeis para ajudar a regular o intestino, tirando isso não como praticamente derivados de leite.
        Fiambre é só de peru ou frango.
        Os hidratos de carbono também tento evitar, batatas e massas, mas arroz como.
        Essa dieta foi deita por algum nutricionista?
        Actualmente não sou seguido regularmente, por falta de disponibilidade, ando a ver se encontro um bom médico. Tem algum para aconselhar?

        Obrigado

      • 11/12/2011 14:31

        Estive uns dias foras por isso só respondo agora.

        Como já estou num estado avançado da dieta já me posso dar ao luxo de comer coisas como: saladas, couve, etc.
        Uma refeição será peixe grelhado com couve cozida, ovo e cenoura. Ou até mesmo bifes fritos em azeite e ovos estrelados em azeite, acompanhado de salada de alface, quem diz bifes diz qualquer outra carne grelhada ou peixe. É muito fácil de acompanhar a dieta depois de se comprometer em deixar o pão, açúcar e as farinhas. Mas para isso é preciso força de vontade, mas os resultados falam por si. Faço uma vida completamente normal com visitas à casa-de-banho uma vez por dia. Espero ter ajudado.

  3. Nuno permalink
    15/12/2011 20:30

    Tipo e entre refeições o que come?
    Onde posso obter mais informações à cerca dessa dieta?

    Obrigado pela ajuda

    • 16/12/2011 13:18

      Entre refeições como fruta, tal como bananas (bem maduras, com pintas), faço uns queques de limão (com farinha de amêndoa), pastéis de carne e empadas (faço misturando farinha de amêndoa e centeio porque já estou num estado avançado da dieta), como iogurtes feitos por mim com “cura” de 24h por causa da lactose, também faço pão, ao principio só com farinha de amêndoa mas agora juntando também centeio.

      Para começar a investigar esta dieta a fundo recomendo o livro Breaking the Vicious Cycle de Elaine Gottaschall, ela descobriu esta dieta como uma tentativa de manter sob controlo a doença de Crohn da filha. No site da autora pode encontrar a lista de alimentos permitidos e proibidos. Está tudo em inglês. O livro pode ser procurado no google…

      Site da autora: http://www.breakingtheviciouscycle.info/
      Outro site com receitas, entre outros: http://www.scdiet.org/

      Disponha sempre.

  4. 05/03/2012 2:07

    Olá, sou estudante de Nutrição e tenho estudado sobre doenças como o Crohn e o autismo, e observei que os carboidratos têm sido vilões na dieta, sendo necessárias dietas alternativas com retirada de gluten e/ ou carboidratos. Gostei muito do blog, parabéns pelo conteúdo de qualidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: