Saltar para o conteúdo

Os meus sintomas

25/05/2009

Tudo começou nos primeiros dias deste ano, quando uma inflamação numa gengiva me levou a consultar um dentista. Tinha que extrair um dente mas tinha que me ser tirada primeiro a inflamação, e receitou-me 3 comprimidos diferentes: Amoxixicilina + Ácido Clavulânico Mepha, Nimesulida Labesfal e Flagyl. Passado uma semana depois de ter começado a tomar os medicamentos a inflamação já tinha passado mas tinha um preço a pagar… diarreia e sentia prurido.

Resolvi deixar de tomar os medicamentos para ver se passava. A diarreia passou, só que comecei a ir muitas vezes ao WC e fazia uma quantidade pequena de fezes moles embrulhadas numa espécie de muco (ranhoca), nunca tal tinha visto nos dias da minha vida. Deixei andar uns dias, sempre com esse sintoma, na altura já ia cerca de 10/15 vezes por dia ao WC, até que juntamente com o muco apareciam estrias de sangue. Resolvi ir ao hospital e fui reencaminhado para um Dr. da Gastro.

Depois de fazer uma colonoscopia (devo dizer que isso me custou bastante… ainda por cima aqui não fazem com anestesia) com recolha de biópsias deu o seguinte resultado:

Colonoscopia:

Recto e cólon sigmóide com erosões aftóides e focos de hiperémia com mucosa à volta normal, lesões até aos 30 cm. Restantes segmentos do cólon sem lesões. Válvula ileo-cecal com aspecto granitado e ileon distal com aspecto em pedra de calçada.

Biópsias:

Fragmentos de mucosa da porção proximal do intestino com erosão focal do epitélio, intento infiltrado inflamatório misto da lâmina própria, discreta distorção da arquitectura, manutenção de população de células caliciformes e abundantes folículos linfóides e esboço de granulomas.

Tanto uma como a outra sugerem Doença de Crohn.

Desde Janeiro até agora os principais sintomas que sinto são:

– Dores moderadas passageiras e “viajantes” (mudam frequentemente de sítio), tipo pontadas.

– Barulhinhos.

– De vez em quando, (tenho andado a relacionar isto com periodos de maior stress) lá aparecem as fezes moles com o muco.

– Insónias.

– Diarreia e cólicas fortes felizmente não tenho. Pelo menos ainda.

Medicamentos/outros:

– Salofalk (1+1+1) receitado pelo médico.

– Kyo-Dophilus (1+1) (com enzimas+probióticos) (julgo que isto me ajuda pelo menos na prevenção dos gases).

– Ómega 3 com revestimento anti-gástrico (apenas uma cápsula por dia, pois se tomar as 3 cápsulas que aconselham provoca-me diarreia).

– Suplemento de Aloé Vera com vitaminas (apenas uma colher de sopa por dia, pois se tomar as 3 colheres que aconselham provoca-me diarreia).

– Mistura de chás (Camomila, Hortelã-Pimenta, Cidreira e Funcho) (Isto de certa maneira acalma-me e julgo ser bom para os gases e digestão)

– Apenas água Alcalina (Monchique é a que bebo actualmente, o PH é de cerca 9.47 mas já bebi de Evian com PH de 7.5)

Alimentação:

– Peixes grelhados/cozidos (salmão, perca, atum, sardinha, cavala, gato-riscado, abrótea e pescada)

– Carnes (fiambres, frango, bife e costoleta de porco)

– Sopas (abóbora, creme de cenoura)

– batatas cozidas, massas muito raramente e arroz

– sumos naturais de maçã

– maçã cozida ou crua

– nada de leite e derivados, julgo ser intolerante à lactose.

– Fast food, quando tem que ser lá peço um hamburguer natura sem queijo e bebo uma água, nada de pizzas 😦

Apesar de todo este cuidado tanto na alimentação como nos medicamentos a doença de vez em quando lá aparece, como é o caso destes últimos dias, julgo que está directamente ligada aos nervos de ter que ir tirar uns dentes que estão a mais…

6 comentários leave one →
  1. zemsantos permalink
    27/05/2009 10:41

    O início da tua doença trás-me umas memórias à cabeça. Já la vão quase 14 anos, fiquei doente de gripe, os meus pais não eram pessoas de tomar antibióticos à mínima coisa, mas ao fim de 4 dias de febre começaram a ficar preocupados. Fomos ao médico das urgência que me receitou um antibiótico. E foi aí que tudo começou, fiquei inicialmente com muitos gases muito mal cheirosos. Mas a gripe passou! e todos os outros sintomas. Uma semana mais tarde fui ao médico da escola (aqueles rastreio que fazem) e o médico disse que eu estava muito magro, depois foram meses a perder peso e apareceram as dores etc. Pessoalmente suspeito do antibiótico, e o teu caso é parecido. As melhoras para ti e para mim lol ;o)

    • 27/05/2009 17:32

      Isto é a minha opinião, mas julgo que deva tratar-se de alguma bactéria ainda desconhecida que entra no sistema quando o corpo está debilitado. Por exemplo os antibióticos são conhecidos por arrasarem a flora intestinal. As melhoras 🙂

  2. Vera permalink
    24/06/2009 0:49

    Não pude deixar de ler os comentários acerca do que despoleta o tal Papão (nome de estimação) tenho encontrado alguma informação acerca de estudos sobre o escherichia coli o157: infecção H7 mas nada muito recente ou conclusivo bem como o facto de existir uma larga percentagem de “crohnistas” infectado por Mycobacterium (micobactéria), que na minha leiga opinião terá um grande envolvimento. Infelizmente os tratamentos não são individualizados, porque considero que muitos factores despoletam a doença e são variáveis de pessoa para pessoa.

  3. 07/04/2012 14:41

    mim sinto estranha tenho raiva de tudo mim pasa pensamentos abesurdos vontade de morrer ou matar alguem nao im entereço por nada queria paz e sosego mais meu marido vive mim pertubando

    • Luiz Flávio permalink
      21/01/2013 11:09

      Marinalva, Jesus pode lhe entregar uma nova história, experimente dar uma oportunidade para Deus transformar a sua vida, Ele te ama e quer lhe abençoar. Tome uma posição ao lado de Jesus Cristo e experimente a paz e a felicidade que tanto deseja. A bíblia nos diz em Filipenses 4:4 ” Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
      5. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.
      6. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
      7. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.”
      Deixo pra você um presente de Deus, um estudo maravilhoso que irá lhe fazer enchergar uma nova vida a sua disposição, não deixe de fazê-lo será uma benção para sua nova história de vida. Veja do primeiro ao último, um a cada dia ou semana. Que Jesus lhe entregue uma nova vida para você ser completamente feliz, Ele pode fazer isto se você se posicionar ao lado Dele. Estarei orando por você, e tudo será mudado em sua vida, basta você dizer sim para o Deus que te ama.

      Estudo: http://www.esperanca.com.br/videos/serie-principios/

      Visite uma igreja Adventista perto de você, Será maravilhoso!

  4. Miguel Nunes permalink
    15/08/2012 0:23

    PRezado,

    Viste o youtube e internet e veja reportagens sobre uso de vitamina d nests casos.
    Procure videos do Dr Cicero coimbra. Crohn tem cura Meu filho se curou…

Deixe um comentário